terça-feira, 18 de outubro de 2011

Receitas

Oi Gurias,
So far so good!! ^^ 

Meu primeiro dia de sopa foi tranquilo e nem fiquei com fome he he como achei que podia ficar no início. A única coisa é que fiquei morrendo de vontade de colocar queijo ralado na sopa, mas resisti bravamente!! \o/ Antes me dei conta que tava comendo cerca de um pacote de queijo ralado por semana... é, o meu desafio pessoal tava mais do que na hora ^^
Estou bem ansiosa pra ver os resultados na pesagem de sábado!!! \o/ \o/ Quero, pelo menos, eliminar um quilo nessa semana!

Agora, as minhas receitas:

Creme de espinafre
(esse foi o que comi hoje então até tirei uma foto dele ^^)

- 1 abobrinha italiana bem lavada e com casca
- espinafre
- couve
- cebola e alho a gosto 

Picar e cozinhar todos os ingredientes com bastante água e temperar com sal ou caldo de legumes (pra esse creme de espinafre eu gosto de colocar o caldo de legumes porque deixa um gostinho melhor). Depois de cozido retirar praticamente toda a água (e é quase toda mesmo, deixa só um restinho na panela) e bater no liquidificador. 

Aí é só usar a lógica né gurias, porque quanto mais água tiver no liquidificador, mais aguado vai ficar o creme. Como os próprios legumes já tem sua própria água 'embutida' só um tantinho da água do cozimento já é suficiente pra deixar uma consistência boa no creme. 

Depois de batido, colocar de volta na panela e colocar os demais temperos, tipo orégano, manjericão, cebolinha verde picada, salsa... e também uma carne da sua preferência. Esse creme de espinafre de hoje eu fiz com carne de panela picada, mas geralmente uso frango desfiado, que acho mais gostoso e mais levinho ^^

A cumbuca da foto serve cerca de 2 conchas e meia de creme. Nesse creme que fiz hoje não tem couve porque a minha acabou, tem só espinafre, cebola e abobrinha ^^  por isso ele ficou com essa cor de verde bem verde he he, quando tem couve o creme fica com uma cor mais escura, tipo um verde musgo.

Creme de moranga

- moranga cabotia
- abobrinha italiana (SEM casca)
- cebola e alho a gosto
- cenoura

O modo de preparo é igual ao do creme de espinafre, só que nesse caso fica mais gostoso só usar sal e alho como tempero. Bater no liquidificador também com pouca água (mas como salva-guarda não jogue essa água fora direto, coloque em um outro recipiente, até porque daí depois se precisar é só acrescentar mais água no liquidicador ou ainda usar essa água pra fazer um arroz integral =P). Colocar de volta no fogo e cozinhar mais um pouco com o frango desfiado e os demais temperos. 

Não coloquei as quantidades porque isso varia bastante, principalmente levando em conta qual o legume que você mais gosta. Pra mim e pra duas refeições (almoço e janta) eu geralmente coloco 1 abobrinha, 1/2 cenoura (porque as cenouras que compro no mercado são gigantes ^^) e 3 ou 4 fatias grossas de moranga. Como então uma cumbuca daquelas por refeição.

Pra variar o gosto é bom ir trocando os legumes, tipo fazer sem cenoura ou trocar a abobrinha por batata. Nesse segundo creme é importante lembrar de tirar a casca da abobrinha italiana porque como ela é esverdeada ela deixa o creme que é laranja com uma cor meio estranha (não influencia muito no gosto, mas fica com uma coloração amarronzada esquisita he he)

Agora a melhor parte he he... a sobremesa!!!! \o/ \o/

Creme de gelatina

- 1 iogurte natural (170-180g, depende do iogurte daí ^^)
- leite desnatado (a mesma medida do iogurte)
- gelatina de framboesa/ morango diluída em 150ml de água

Bater todos os ingredientes no liquidicador e colocar na geladeira. Depois de uma meia hora retirar da geladeira, vai ficar meio segmentado porque a gelatina vai separar dos outros ingredientes. Daí é só misturar bem de leve com uma colher até que tudo fique homogêneo de novo e recolocar na geladeira.
Rende 4 porções. Cerca de 170kcal no total, dá mais ou menos 42kcal por porção ^^

Espero que tenham gostado!!

Bjos a todas

2 comentários:

  1. Adorei as receitas, a abobrinha que vc fala é moranga?? Ou abobrinha mesmo??? Vou fazer amanhã mesmo a sobremesa! Fica firme que a balança vai sorrir muito no finde! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei a receita do creme de gelatina, vou experimentar =] Obrigada pelas receitas =*

    ResponderExcluir